sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Diário ... Recenseador – Info

Eu vinha pensando nos momentos de trabalhar com o censo, treinamento, atuar, usar o PDA, o Mapa, encontrar alterações a serem feitas, como utilizar, fazer entre tantas coisas que só o recenseador sabe. Terminei com peso no coração, queria continuar, mas não era viável. Dois ônibus ida mais dois na volta, financeiramente não compensa andar tanto. Mas para que dinheiro? Pra que tanta agonia? Vale apena? Parei, olhei dentro e mim, coisa difícil... e pude ver, sentir, que o melhor está por vir. Que o universo vai dar a solução, sem agonia. Eu preciso somente ter paciência e fé. Para quem quiser uma sugestão, isso faltou informar no diário, que eu fiz muitas anotações num caderninho, com caneta, na mão grande. Isso me ajudou muito para passar para o supervisor, não somente verbal, mas por escrito, tudo o que ocorria durante as visitas. Exemplo, inclusão de faces, exclusões a serem feitas, ruas com nomes trocados, entre outros fatos, tais como quem recebeu a folha de recado. Assim, qualquer dúvida, caso venha a ocorrer no futuro, fica muito mais fácil de se lembrar e saber o que foi feito. Portanto, quem ainda estiver recenseando, e quiser, anote. Outro exemplo, foi no primeiro setor, numa determinada face havia uma casa com o mesmo numero que a face paralela da outra rua. Eu voltei cinco vezes para saber o porque que estava vago. É claro, no PDA você anota vago. Daí aparece na outra face o mesmo numero e você se lembra que já fez. Mas epa, não, essa era outra quadra. Ao colocar no caderninho a anotação do porque que estava vago, ou seja, estava no inventario, foi mais fácil ao ser questionada pelo supervisor o porque de tantas casas vagas, todas elas eu tinha anotado o porque. Como vocês recenseadores sabem, no PDA quando se coloca a alternativa vaga, não tem campo para justificar. Bom, fica a sugestão, que vale para as demais casas também, eu me lembro que coloquei, casa do cachorro carente, casa do portão marrom,etc, isso me ajudava a fazer o relatório e justificar as tentativas. Muita LUZ DIVINA e BOM CENSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário