quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A natureza as vezes me espanta...

Estou o dia todo com um pássaro e o tico-tico voando e piando pelo meu quintal. Como não sei que pássaro é, perguntei ao meu pai, ele pelo fato do pássaro estar com o tico-tico deduziu ser o CHUPIN.
Curiosa pelo fato de meu pai me dizer que ele coloca seus ovos para outro pássaro chocar, fui ver no google...

Eis que encontro postado por http://www.fotolog.com.br/vania_macedo/28027481/ :
" ... a história do chupin:
a sra. chupin, põe seus ovos no ninho alheio, mais precisamente no ninho do tico-tico... para que ele cuide, crie, alimente e eduque seus filhos!
entãooo o recado é o seguinte:
" cuide do seu ninho,
senão o chupin ataca"
pois o chupin é o pássaro cruel!
e se vc não cuida... o chupin cuida!
 " não cuidou... o chupin levou"rs "

Encontrei outro blog http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=177 com maiores detalhes :
"Veja se você não tem um no seu quintal, na sua casa, ou na sua família. Vulgarmente conhecido em Goiás como serra, serrão, serrote, no DF como 0800, Chupim no Paraná! Conhece alguém assim ? Molothrus bonariensis. É o nome científico da ave conhecida como chupim e que vive em todo o Brasil.   Assim são os parentes e aderentes. Empurrar uma locomotiva na subida e puxar uns trocentos vagõezinhos.  É mole.  Assim é a vida de quem possui um chupim na vida e ainda outros chupinzinhos pra sustentar.

REPRODUÇÃO DO CHUPIM: Este indivíduo apresenta dimorfismo psicológico. Aos 18 anos de vida não quer sair das barras da saia da mãe ou da dependência do pai, mas já está apto para a reprodução. O chupim põe seus ovos no ninho de outros pássaros, notadamente o Zonotrichia capensis, conhecido como tico-tico, para que seus filhotes sejam ali criados, alimentados, aquecidos e, educados. A maioria dos indivíduos sujeita-se pacificamente a este processo - é uma das leis da natureza.  A fêmea coloca de 2 a 4 ovos e põe sempre a mão no seu bolso. O período de incubação é longo e vai te ocupar, sugar e sangrar a vida toda. Não confunda com cupim - estamos falando do chupim.  Após 40 anos, ainda está muito ativo mas não prontos pra sair das suas costas ou voar por conta própria.  E vai reproduzindo. Só que, reproduzindo, ficará às expensas dos outros enquanto não for enxotado.
    O chupim também fica nas propriedades rurais e na casa dos outros esperando o que sobra. É também conhecido como papa-bosta, pois frequenta os currais, onde procura grãos de milho nas fezes do gado. Costuma invadir e arrasar plantações de arroz, por isso é conhecido também como papa-arroz. Como costuma fazer o tico-tico de bobo, é conhecido também como engana tico-tico e acabou virando sinônimo de aproveitador. Em relação a esse último apelido, o que acontece é o seguinte: o chupim adaptou-se, ao longo das gerações, a botar ovos muito parecidos com os do tico-tico, e dentro do ninho do tico-tico a fêmea do tico-tico - santa ingenuidade! - vai chocando os ovos de chupim junto com os dela própria; não bastasse essa situação "desleal", os filhotes de chupim nascem em prazo menor do que os do tico-tico, e vão logo tomando conta do pedaço: chegam a jogar fora os ovos de tico-tico, matando-os - ou, então, bem mais fortes, jogam para baixo os próprios tico-tiquinhos que tenham nascido; e a mãe adotiva ainda os alimenta com todo desvelo como se fossem seus. Quando ficam adultos, esses mesmos chupinzinhos chegam a uns 23cm e serão imponentes - os machos, negros e brilhantes, com reflexos avermelhados; as fêmeas, de um castanho bem escuro, quase preto. E as fêmeas os alimentarão até ficarem exaustas. Cuidado ! E procurarão novos ninhos de tico-tico para aplicar o "conto do ovo". No sítio, observar os chupins pode ser uma boa maneira de refletir sobre a humanidade. Mas não vá confundir o chupim (Molothrus bonariensis) com o pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) - eles se parecem muito, mas o pássaro-preto, apesar de maior, não faz as "maldades" que o chupim faz, além do que possui um canto mavioso."

Pois é. então estou com um chupim e o tico-tico ingênuo no quintal, o pior é que o danadinho está que só pia e pia querendo comida na certa, e isso o dia todo!!! ah! o pássaro preto é a coisa mais linda e o canto é maravilhoso!
 
|Até na natureza tem seus espertinhos, e isso me espanta , pois não foi criação do homem e sim de DEUS! o que Ele quer nos ensinar colocando essas aves e até outros animais tanto quanto fora do que conhecemos de BOM e de RUIM? De qualquer forma DEUS sabe o que faz, então tá certo!
Muita Luz DIVINA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário