quarta-feira, 17 de março de 2010

Livre-Arbítrio ou escolha?

Quis dormir... Mas ficava pensando a respeito do livre-arbítrio, e decidi colocar no papel para depois no blog... eis. “ Livre-arbítrio ou escolha? Qual a diferença? Eu escolhi vir para São Paulo interpretando o que eu teria de conseqüências estando em São Paulo e/ou ficando em Salvador. Afinal, fiz tanto pelos outros que não eram parentes, porque então não fazer pelos meus pais que me botaram no mundo? Ou pelos meus irmãos? Afinal, segundo o evangelho escolhemos nossos pais, irmãos para evoluir, aprender, resgatar e tantos outros nomes. Se escolhi encarnar nesta família, interpretei que deveria voltar e fazer o que pudesse pela minha família. Foi difícil, amo Salvador, fiz tantas amizades, mas é o trem da vida, embarcamos, outros embarcam, desembarcam cada qual tem seu roteiro, seu livre-arbítrio/ suas escolhas, é interessante. Aprendi que aceitando a escolha que fiz, fica mais fácil de viver.
Estou deitada, escrevendo no escuro, pois como estava pensando, no livre- arbítrio ou escolha e os pensamentos vinham, vinham, decidi colocar no papel, os pensamentos se perderam, mas escrevi o que me lembrei e continuo pensando e escrevendo. Pude observar que o pensamento sendo mais rápido que a escrita, isso interfere na hora de escrever, a mete ou a razão acaba se intrometendo, por isso, vou fazer uma pausam para o título: livre-arbítrio ou escolha? A mão tá doendo... Um pernilongo, ou como chamam em Salvador, muriçoca, veio me perturbar. Porque pensar no livre-arbítrio ou escolha? Temos o direito de escolha, que é chamado de livre-arbítrio, e sofremos as conseqüências. Será que vou conseguir ler o que escrevi? Livre-arbítrio usado mais pela religião acho eu, de qualquer forma estamos sempre fazendo escolhas na vida. Quer seja no trajeto do trabalho, no almoço que vamos preparar, nos programas que assistimos, enfim tudo tem escolhas e a depende delas, ou melhor, através delas obtemos os resultados que chamamos de conseqüências. Escolhas que segundo Jung fazemos porque precisamos passar pela experiência para o nosso aprendizado. Sabe, quando vou para cidade a pé, saindo da casa de minha mãe, eu tenho varias opções de ruas para seguir. E cada vez faço um trajeto e chego do mesmo jeito, apenas o visual, não, não é só visual, você tem vários coisas que são diferentes, são as calçadas, os estilos de casas, as plantas de cada casa, as plantas da calçada, as lojas, os bueiros, você pode até escolher, ou melhor, você escolhe em que lado da rua você vai andar, e vê coisas diferentes. Eu mesmo escolhi não mais assistir novela e sim ler livros e fazer anotações para depois colocar no blog. Esta sendo uma escolha escrever para o blog. E uma vez que não sei como escrever para publicar um livro sobre mim, o que se chama de autobiografia. Para que isso? Eu, será o eu - ego? Bem, a intenção é que talvez alguns aprendam ou despertem para a vida. Se identifiquem com alguma passagem e comparem que tiveram o mesmo resultado e outros tiveram ao mesmo tempo resultados. Ao mesmo tempo, me pergunto para que serve? Serve também para deixar uma marca, uma semente, já que não tive filhos. Dizem que os filhos são nossa semente, e quem não os tem? Significa o que? Que não tem semente? Que não quiseram? Não programaram ter? se parou para estudar? E em cima do que já li, ou ouvi, sobre hereditariedade, linhagem, numerologia, interpreto que a linhagem acaba nessa encarnação. Que nome dar a isso que chamei de linhagem? Talvez etapa? Pois tudo recomeça. É um constante, nasce, cresce, morre. Quem sabe não significa uma nova etapa em outra experiência? (aqui me referi outro mundo). Ah! Suspiro! O que importa isso tudo? Não sei. Ou eu diria que nada. Pois o que importa é viver o agora, agora da melhor maneira possível, fazendo o melhor. E o que é o melhor? Se não existe certo e errado? Feio e bonito? É viver fazendo o bem. Bem para si mesmo, se nutrindo, se equilibrando, buscando a paz interna. Pois estando “no eixo” podemos, saberemos através da sabedoria interior, amparar, apoiar o próximo sem imposição, sem ilusão, sem esperar retorno. Que horas são? Que importa? Dorme-se muito tempo de nossa vida para nos recompormos fisicamente, espiritualmente e emocionalmente. Incrível! Tudo tem uma razão de ser. Suspiro! As cachorras estão latindo de novo. Vou tentar dormir. Deixarei o caderno e a caneta para anotações... se tudo tem uma razão nesta vida, porque Deus criou o pernilongo? O bichinho chato! Escolho não ter e para isso tenho que matar! Que crueldade! É a lei da sobrevivência, ou eu ou ele, e daí? Para que serve o pernilongo, a pulga, o carrapato, a barata? A barata então deve ter uma função que ainda há de se descobrir, pois ela é tão antiga e os estudos da ciência já mostraram que nem no fim do mundo (humanidade) elas sobreviveriam!!! Não estou conseguindo dormir! Será que vou conseguir ler o que escrevi? Boa noite, ou bom dia? De qualquer jeito eu desejo à todos! “
Pois bem, visitante, eu consegui ler e está digitado. Um tanto confuso. Isso me mostrou quanto e como os pensamentos vão fluindo, e como escrevi acima, o pensamento é tão rápido que mal dá para escrever, e procurei escrever o mais depressa que pude para não perder nenhuma palavra, que a mão doeu. Mas tudo bem, valeu apena. 16 de março, alguns minutos depois de meia noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário