domingo, 13 de fevereiro de 2011

Diário...Recenseador – 5.Setor – única parte

Pois é, o pessoal gostou e me ofereceu outro setor, pelas mesmas condições, ou seja, percorrer as casas faltantes em responder ao questionário. A pessoa desse setor só podia efetuar o trabalho nos fins de semana, e com o prazo do censo a pessoa não pode continuar. Como dito no anterior, mesmo que falte uma casa, você é obrigada a passar pela rua toda, pois uma era no inicio e a outra casa na outra ponta da mesma rua. Tive casas que me diziam que já haviam respondido, outras que não queriam, tudo que já escutara em outros setores. Teve um bam bam bam que disse não ter tempo e deu ordens inclusive para a empregada não responder, eu fui ...que nome dar a esse impulso? Não sei... o que sei que eu disse a ela: “ ele tem 5mil reais para pagar a multa, voce tem? Pois é o valor para quem se recusa” me despedi, pois o outro tava lá de olho. Que gente! Pensam ter dinheiro e se acham o dono do mundo, melhor que os outros! Falei com o supervisor e no dia seguinte, o supervisor fez o questionário, eu fiquei na sombra, quando a mãe dele me viu, ficou surpresa, o que achei estranho, mas o que importa é que responderam, e não levou cinco minutos!!! Eu fiquei tranqüila, pois agora o problema era dele e do supervisor. O incrível que esse setor tem muitas casa num luxo só e outros que são muito simples, e outros que não dá para acreditam como conseguem morar.. Enfim, muitos moradores, foram legais, eu tive que ir onde eles trabalhavam, e com isso conheci uma loja de ração para cães e até advogados. Aliás que amor de pessoa, essa advogada respondeu pela irmã que estava doente, e acabou perguntando se podia fazer o dela. Ela morava em outro setor, e como o IBGE estava correndo contra o tempo, eu anotei as respostas num papel e passei para o supervisor, que entregou ao encarregado. E foi ótimo, para o IBGE e para essa maravilhosa advogada. O setor todo não tem asfalto, não choveu, mas o pó era constante, e o sol? Escaldante, só de sombrinha! E tudo percorrido, ficou faltando cinco casas, que o supervisor ficou de realizar. É gente, muito trabalho mais uma vez, por pouco dinheiro, aprendi que não valeu a pena, a não ser conhecer pessoas, eu gosto disso, mesmo não batendo papo, pois não é permitido e o serviço se fosse permitido não renderia, é bom conhecer gente. A imagem desse bam bam bam ficará como um aprendizado para mim, chorei pela forma que fui tratada, estava sem almoço, debaixo de sol, mas cumpri meu dever. As pessoas bondosas que cruzaram meu caminho, as pessoas atenciosas, foram a maioria. E cá estou eu hoje aqui, escrevendo, e sei que quando morrer não levarei nada de material dessa vida, nem sequer o que recebi pelos dois setores, R$300,00 , tanto sacrifico, tanto desgaste para receber trezentos reais. Valeu! Valeu como experiência, valeu por conhecer pessoas, valeu para saber como é feito o censo, valeu para saber como funcionam as coisas, valeu pois com a soma dos três anteriores, consegui comprar o piso! Meu irmão e cunhada me ajudaram a colocar... isso fica para outra parte... MUITA LUZ A TODOS! os que me receberam de um jeito ou de outro, LUZ PARA TODOS! Os demais que estão lendo. Desejo que sirva para algo, esse diário. Valeu para mim, pude desabafar e terei futuramente algo para lembrar quando ler e tenho certeza de que ao ler, vou rir muito disso tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário