domingo, 13 de fevereiro de 2011

Aventuras INDAIATUBA x LOUVEIRA

Tudo começou com uma carona após o exercício realizado, na segunda feira. Ou seja, eu ia a pé para rodoviária para pegar meu bus para casa e Zz carinhosamente me disse deixar lá para não pegar sol. Cheguei a rodo às 10h e 45min. Meu bus passaria entre onze e quinze e onze e meia. Foi então que veio a brilhante idéia! Porque não aproveitar e fazer a tão prometida visita a Dalva?!! A promessa de visitá-la foi há meses e já estava no ano seguinte em pleno fevereiro! Fui ver o horário da saída do ônibus daqui para Vinhedo. Sairia um às onze e meia! Sim, ligar para saber se ela poderia me receber, assim não bato a cara na porta! Ela ficou feliz, mas disse ter compromisso. Tudo bem se marca outro dia. Ah não! Ela ficou de dar um jeito e eu podia ir tranqüila. Aguardei o bus chegar, numa ansiedade, pois nada disso havia sido planejado, quando me dei conta que precisava verificar o horário da volta. Nossa! O último de Vinhedo para Indaiatuba é 16h35min!!! E agora? Sigo em frente ou ligo que ficará muito apertado? Penso. É melhor ir, dar um oi e voltar, pelo menos eu a vejo, afinal ela ia dar um jeito nos compromissos dela! Lá vou eu seguindo feliz dentro do ônibus rumo a Vinhedo. Passamos pelo aeroporto de Viracopos e lá vai entra gente, sai gente, como em qualquer bus. Faltavam 15 minutos para chegar, pois calculei uma hora de viagem, Dalva me liga para saber onde estou. E agora? Não conheço nada, só via mato! Respondi que estava no bus e acabara de passar por uma empresa que não deu para ler a placa. Tudo bem, Rose, fique sossegada, vou sair agora e te pego na rodoviária. Não se preocupe, ela é pequena. O que ela queria dizer, com pequena? Aqui em Indaiatuba é pequena e desorganizada (meu ponto de vista). Chegou! Desço do bus e olho em volta. Ando por lá. As plataformas estão sinalizadas. Dois guinches para compra de passagem. Três para recarga de cartão de estudante! Isso rende, pensei eu. É pequena, mas me senti melhor do que em Indaiatuba, que também não é grande. Saindo do espaço chamado rodoviária, chega-se ao estacionamento. Ando para cá e lá, fazendo hora para não ficar parada e eis que Dalva surge. Trocas de beijos e seguimos para um dos compromissos dela. Almoçamos num lugar super gostoso, comida bem temperada, leve, foi ótimo! Seguimos para ver Mara, pois ela queria me ver. Tudo bem estou passeando, mas tenho que voltar logo, infelizmente o último bus sai daqui (ainda estava em Vinhedo) ás 16h35min!!! Ah!Não, disse Dalva. Vamos dar um jeito. Vamos confirmar/ verificar outra forma. Tudo bem. Foi uma felicidade só rever Mara! Acabei conhecendo o filho e a nora que está grávida! Conheci o espaço em que ela trabalha, e onde o filho mais a nora irão trabalhar, maravilha. Me convidaram para ir a um “sarau” a noite, musica num lugar onde vendem plantas, seria inauguração. Mas eu agradeci negando, pois tinha compromisso no dia seguinte. Ficou combinado então de nos encontrarmos na casa de Dalva ( mora em Louveira!) E chegando na casa de Dalva, iniciou-se a busca para saber como iria voltar para Indaiatuba. Se não for direto, pegaria Vinhedo/ Campinas e Campinas/Indaiatuba. Horário tinha, era só anotar.Lembramos do ônibus de Jundaiai, que também seria uma opção, mas ligando para a viação, eles diziam que não tem esse roteiro! Imagine, eu tinha certeza, pois sempre vi ônibus saindo da rodoviária para Jundiaí!!! Como não tem! Como se não bastasse isso, eis mais uma surpresa! O último ônibus de Campinas para Indaiatuba sai às 18h20min!!! Tivemos que sair logo. Então fomos. Chegando na rodoviária de Vinhedo, cinco e meia e uma pessoa informou que são dois ônibus de Vinhedo para Campinas, um que sairia dentro de 7 minutos e levaria uma hora até lá. O outro sairia às 18h e iria via Anhanguera, com isso menos tempo de percurso, chegaria em 35 minutos. Cálculos feitos, nem um nem outro daria tempo para pegar o de Indaiatuba. O que fazer? Vamos para Campinas! E lá fomos Dalva, Mara e eu, rumo Campinas, torcendo para dar tempo de “pegar” esse objeto móvel! Um transito, mas um transito! Que me deixou azul, mas eu ia buscando me controlar. Até que perguntei se era mais perto me deixar perto da escola “tal”. Felicidade, muito melhor o roteiro, aparentemente até menos transito. Foi lá que ela me deixou e eu corri para o ponto. Perguntei se o ônibus para Indaiatuba parava ali. Não, não para, só para naquele corredor lá em cima, tá vendo? To. Subida e eu correndo, não podia perder esse ônibus. E chegando no ponto, perguntei se o ônibus de Indaiatuba passava nesse ponto. Qual a surpresa? Sim, já até passou! Acabei ligando para Dalva, ela estava me esperando lá embaixo... para saber se eu havia conseguido, mas não, então tive que passar a noite na casa dela. Foi uma gozação só, pois eu acabei indo no tal “sarau” e foi muito gostoso. É uma Flora, lugar que vende planta mesmo, o rapaz faz cadeiras de madeira rústica e também vende. Ele mais outra pessoa, são músicos e tiveram a idéia de fazer esse “sarau” começa as 19h e vai até 22horas e trinta. Um deles disse que tocaria o sino, para avisar do horário e também para tocar todos nós embora, pois o dia seguinte era para trabalhar e não era o caso dele. Uma gozação! Músicas muito legais. A platéia também podia solicitar. Eram dois, um ao piano e outro com instrumento de sopro, variava, conforme a música. Eles vendem refrigerante, água, batata, mandioca e lingüiça com verdura fritos. A idéia é toda segunda feira. No dia 21 será somente Jazz. Quero ver se vou. E o dia seguinte? Como foi?
Acordada por Dalva, às seis horas, tomamos café para sair as seis e meia e fazer a maratona, Vinhedo/Campinas e Campinas Indaiatuba. Foi uma agonia após passar trinta minutos, sabendo que levaria uma hora mais ou menos, eu tinha que chegar em Campinas no horário de conseguir pegar... e o ônibus passou em valinhos! e o trânsito? já eram 7e55 e nada de rodoviária de Campinas! eu então tive a felicidade de perguntar ao rapaz ao meu lado, se faltava muito para chegar na rodoviária de Campinas, ele me respondeu: “não, e faltam mais menos uns vinte minutos”. O que? me veio a cabeça, perguntar : “estamos longe daquela avenida antes dos trilhos, banco tal e igreja tal?” ele respondeu:” é aqui mesmo, vou descer lá”. Foi a glória! na hora exata!!! Que sincronicidade!!! O universo estava a meu favor! Atravessei a avenida correndo,(o farol abriu para os pedestres) e a mesma maratona do dia anterior eu fiz. Apenas, para ter certeza de estar no ponto certo, perguntei se o ônibus para Indaiatuba passava nesse ou naquele ponto acima. Ninguém sabia! A todos que eu perguntava, não sabiam! Fui então para o ponto acima e perguntei de novo. Enfim, uma alma respondeu que sim. Aguardei e aguardei e foi um alivio sentar e sentir que estava voltando para casa! Que eu tinha conseguido a proeza! O universo contribuiu muito. Bom, fiquei sabendo com isso, que Indaiatuba precisa melhorar muito em transporte, eu que pensei que era só aqui dentro, ou seja, de hora em hora, o último para casa é às 20horas, que “matam” o roteiro para poderem cumprir com horário... e Campinas? Que dizem ser um avanço? Também faltam melhorias. Mas isso não quero discutir, senão vou ficar estressada... enquanto não tivermos consciência para votar com dignidade e responsabilidade, vamos ter que agüentar isso... até quando? Desejo que mais pessoas se abram para... cada um deve saber o que faz, o fato é que a gente sofre pela votação da maioria... e como tudo é um aprendizado, vamos continuar aprendendo! Se nada é à toa nessa vida, alguma coisa tenho que aprender!!! Como a aposentadoria, graças à Deus, dá para pagar as contas...Vou trabalhar, para que eu possa comprar um carro, será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário