domingo, 1 de janeiro de 2012

SER HUMANO EM EVOLUÇÂO – Imagine se não estivéssemos em evolução!

Minha primeira postagem! de 2012!     Que legal, ... ??? ### $$$ :) :) :)
Fui dormir com mil palavras me buzinando aos ouvidos além dos rojões... O texto para meu blog ia surgindo maravilhosamente e eis que agora não sei nem por onde começar. O título pelo menos eu me lembrei. Decido então começar pela experiência do trabalho novo. Atuo na área do café, atendendo os pedidos e com isso conhecendo realmente muitas pessoas, e é uma coisa de que gosto muito, lidar com ser humano. Existe de tudo um pouco, não dá para fazer uma estatística e nem é meu propósito, começo com as pessoas que são tão , tão educadas que fazem um bem para alma da gente, outras que se acham mais importante que você, outras educadas por que talvez aprenderam a ser, umas que querem ser atendidas antes de todos que estão a sua frente e se irritam por não terem seus desejos atendidos prontamente, outros que vem conversar, outros que vem desabafar. Um mês conhecendo a mais variada “espécie”... Decidi postar alguns dos episódios ,
começo primeiro agradecendo a tudo e a todos, tanto bons como ruins, pois ambos nos ensinam muito. Afinal, o que vemos no outro está dentro de nós, minha nossa, quanta coisa ruim tenho dentro de mim que necessito jogar fora e que bom que vejo e conheço pessoas maravilhosas e boas... Alguns clientes se despediram desejando tudo de bom, feliz 2012, outros sorriam murmurando, e outros como sempre... outros...vou contar: um senhor que vem diariamente tomar seu café expresso em um horário sem movimento e consegue seu pedido atendido prontamente antes da hora, pois quando ele está no caixa já vou adiantando a bandeja e fazendo o café (coisa que faço normalmente, independente de quem seja) e quando ele se senta a frente do balcão (pois lá tem várias mesas, mas algumas pessoas aguardam lá, pois vão conversando) ele já recebe seu café expresso com seu açúcar mascavo (que faz questão de que eu me lembre disso!) . Ontem ele veio com filho, nora, neto, passou por mim me cumprimentou dizendo que tinha vindo acompanhado. Cumprimentei e continuei atendendo conforme a “fila” dos pedidos e ele se dirigindo ao caixa. Passou por mim indo para mesa dizendo: O nega faça o nosso café! Eu estava justamente de cabeça baixa apanhando maionese na prateleira de baixo para colocar na bandeja, olhei para cima e respondi: é comigo? E ele respondeu que sim. Apenas não disse nada, o que dizer se o cliente sempre tem razão? E eu quero paz!?! Fomos fazendo e levando os pedidos à mesa. (éramos em três, duas do café e a operadora de caixa que também atua quando necessário). Chegou a vez do pedido dele, e caiu para eu fazer. Três cafés expressos. Ao chegar à mesa onde eles estavam, disse: que demora, já estava preocupado e ia lá ver o que aconteceu (ou coisa parecida) eu simplesmente respondi (não agüentei) : um café é diferente de três! Depositei a bandeja na mesa com um sorriso e segui para outros atendimentos. Passou por mim depois dando adeus e os demais também. Outro caso? Sim, o horário do fechamento foi 18horas e nós funcionários do setor temos que lavar louça, as máquinas (café e suco) microondas, forno, balcão e também o chão isso tudo dentro do horário, devido a isso, cinco e meia comecei a lavar a máquina do café. Faltando quinze para as 6 chegou um casal pedindo um expresso. A colega atendeu informando que não havia mais. Este cidadão olhou seu relógio e exclamou : mas é cedo ainda! Gente, nem olhei para ele, pois a pia fica do lado oposto do balcão deixando a gente de costas para o cliente. Outro caso? Um cidadão que vem diariamente duas vezes , sendo que a segunda faltando quinze minutos para encerrar, e dia de semana fecha as 23horas. Você lavando o chão tem que parar para atender, pois o cliente é cliente e sempre tem razão! Então, ontem a menina do caixa avisou que eu lavaria a máquina de café faltando vinte minutos para às 6. Ele me chama e pergunta se é verdade, respondi que não, pois lavaria às cinco e meia.
Me perguntei onde está o respeito do ser humano com outro ser humano, ele tem o direito de tomar seu café, como todo ser humano tem. E o funcionário tem direito a sair no horário, tem direito a descansar também. Observei também um grupo de pessoas entrando na loja faltando meia hora para fechar. Gente o que é isso? A loja encerrou às 18h e os operadores de caixa passando mercadoria enquanto outras pessoas ainda escolhiam o que levariam!!! Não sei a que horas eles saíram e de novo pergunto: onde está o respeito ao próximo! Na vida uitos trabalham varando a noite, como os médicos, motoristas, aviadores, etc. ainda mais em época de festas, passando as festas longe de seus entes queridos. Será que se tivéssemos outra postura isso mudaria?
E você ouve : você ganha para isso, se não estiver satisfeita sai e de lugar para outro! sim, no meu caso, recebo R$ 832,00 bruto! Somos controlados no horário, não podendo juntar banco de horas, não fazer hora extra, atender o cliente o mais rápido possível, deixar tudo arrumado e limpo para o dia seguinte e tudo isso sem ultrapassar do horário! Quantos comércios não atuam da mesma forma? O empresário quer sua meta atingida, você que se vire, pois ganha para isso...
O quanto as pessoas se sujeitam a determinadas “regras” para sustentar a família e ter o pão de cada dia? O quanto suportam... Isso é vida? Verdade... por isso e muito mais devemos fazer o que nos dá alegria...Nem sempre o dinheiro nos traz a felicidade, o dinheiro é conseqüência ... Como também tenho dificuldades com o dinheiro nem posso falar muito por falta de conhecimento...

E a noite de 31? ... O que está acontecendo comigo? Eu adorava ver os fogos de artifício. Em Salvador fui ver de perto realizando um dos sonhos meus e quantas vezes não assistia de longe? E meu sonho de ir ao Rio de Janeiro assistir a cascata? É, eu mudei. Há quatro anos eu não vejo mais graça nisso, penso nos idosos que precisam de descanso, nas crianças bebes que se assustam e não conseguem silenciar seu choro, pois não sabem o motivo e o que está acontecendo e mãe se sentindo impotente por não saber o que fazer para sossegar seu fruto. Este ano, então mais uma preocupação... com os animais. As minhas cachorras e a cachorrinha de meu sobrinho, elas se escondem e se tremem todas de medo, a tremedeira é tanta que você pensa que vai morrer. Eu vi isso nas minhas meninas no jogo do corinthians, nuca senti tanta raiva de fogos de artifício e medo delas morrerem. No natal vi a situação de medo na cachorrinha de meu sobrinho, ela chegou a se esconder atrás da geladeira, quase se machucando, pois a cada rojão ela procurava outro lugar. Foi um terror... Ontem, pensei nelas, não sei como foi, não estava por perto, mas os rojões pareciam metralhadoras, gritos de euforia, eu então disse aos meus pais (ele de 80anos e ela de 79anos) que Deus sabe o motivo disso tudo e quem sabe estes rojões não sejam para espantar tudo que é ruim no planeta. Assim seja!
E lá vem mais uma pergunta, onde fica o meio ambiente com tanta poluição? Poluição do ar, poluição sonora, poluição... onde está o respeito ao próximo? Minas está debaixo de água, com tanta gente desabrigada, com previsão de muito mais chuva e soube de que uma pessoa gastou 8 mil reais em fogos de artifício! Tá, ele está feliz, o dinheiro é dele... Agora com tudo isso fala-se que o ser humano está em evolução... então imagine como seria se não estivesse!

É rose, cada um cuida da sua vida e você que cuide da sua!

Desejo que 2012 traga mais reflexão para que possamos evoluir verdadeiramente! será que já não é assim? é tenho muito que aprender...
Peço ao Criador que me dê orientação para não ser tão rígida, ter paciência com o próximo, ter percepção para separar o joio do trigo, para reconstruir um planeta melhor.
Gratidão à nossa mãe Terra por tudo que nos dá!
Muita LUZ DIVINA!

Um comentário:

  1. Rose, vamos fazer uso da conhecidissima oração:
    Que tenhamos SERENIDADE para aceitar o que não podemos modificar, CORAGEM para modificar aquelas que podemos e SABEDORIA para distinguir umas das outras.
    Muita LUZ para todos!
    Zezé

    ResponderExcluir